Minako Fujiyoshi, a 1ª produtora da TMS Entertainment (Lupin III, ReLIFE) palestrou num painel online organizado pelo Femme International Film Festival, que existe para destacar o trabalho de produtoras, escritoras e diretoras de todo o mundo. Fujiyoshi é a primeira produtora da TMS Entertainment; no painel, ela falou das condições para as mulheres no negócio da animação.
Segundo Fujiyoshi, o número de mulheres que trabalham na indústria anime aumentou consideravelmente nos últimos 20 anos, desde que ela começou a sua carreira na TMS. “Não é mais um ambiente difícil, sujo e onde não podem ir para casa”.
No entanto, ela também destacou que, como o número de trabalhadores aumentou, também ficou mais difícil ser promovido. Ela disse que, independentemente do género, é importante que as pessoas desenvolvam qualidades individuais que façam com que sejam notadas. Embora as mulheres tendam a adaptar-se rapidamente ao papel de assistentes de produção devido à necessidade de fortes habilidades de comunicação e empatia, é necessário um enorme esforço para avançar no local de trabalho por um longo período de tempo por causa de fatores como o casamento e o parto.
Fujiyoshi disse que atualmente ainda é a única produtora feminina da TMS, mencionando que mesmo outras mulheres de destaque na empresa foram transferidas para outros departamentos em vez de continuar no caminho para se tornarem produtoras.
Se houver uma maneira de criar um ambiente onde seja possível dedicar-se ao trabalho por longos períodos de tempo, acho que a indústria melhoraria de maneira geral.
Fujiyoshi destacou as dificuldades comuns para as mulheres que lutam para voltar ao local de trabalho após o parto, dizendo que se uma vaga surgisse na sua saída inicial, ela seria preenchida por uma pessoa diferente antes que elas pudessem voltar. Ela disse que espera que seja ótimo para os locais de trabalho criar um ambiente onde as mulheres possam retornar facilmente às suas posições originais após o parto.
Se eu tivesse casado ou tido filhos nos meus vinte ou trinta anos, esta entrevista agora sobre mim como produtora nem seria uma possibilidade.
Fujiyoshi também comentou sobre o seu trabalho no anime Megalobox, projeto no qual se estreou como produtora. Para Megalobox 2: Nomad, ela mencionou que embora seja comum na indústria que as reuniões do guião envolvam grandes grupos de pessoas, as únicas pessoas que estiveram envolvidas nessas reuniões para este anime foram o diretor, os dois guionistas e ela mesma. Por causa desse arranjo, ela foi capaz de fornecer informações sobre a escrita das personagens femininas para os outros membros da equipa, destacando a individualidade de Mara, Shirato e Oicho.
O diretor e os guionistas eram todos homens, então eles tentavam retratar as mulheres de uma forma que os homens considerem ideal, por meio de falas e ações de personagens. No entanto, como mulher, pensei: ‘Não gosto deste tipo de mulher, ‘e tinha muitas opiniões diferentes, então eu lembro-me de expressar muito as minhas opiniões quando se tratava de personagens femininos.
Ela mencionou que as personagens femininas que outras mulheres acham atraentes tendem a ser diferentes das personagens que os homens acham atraentes. Embora ela tenha enfatizado que não é uma questão sobre o que é mais “correto”, ela disse que é importante ser capaz de discutir e entender os sentimentos, ideias e gostos uns dos outros quando se trata de criar personagens.
Quanto à parte central da história, à volta da luta de Joe para se redimir de um grave erro, Fujiyoshi também mencionou uma diferença surpreendente entre a sua perspetiva e a dos membros masculinos da equipa: Os homens queriam que os outros personagens perdoassem Joe num estágio anterior da história, enquanto ela acreditava firmemente que era muito cedo para perdoá-lo. Ela destacou o desejo de Joe de procurar validação através da luta em torneios Megalobox, e refletiu que talvez os membros da equipa do sexo masculino foram influenciados por um desejo sentimental de ter esse tipo de desejo irresponsável perdoado. Ela descreveu-se como sendo “irritantemente rígida” nesse assunto.
Finalmente, ela expressou o seu desejo de continuar a fazer animes como Megalobox com o diretor Yo Moriyama.
Com animação pela TMS Entertainment (Lupin III, ReLIFE), a direção de Megalobox 2: Nomad é de Hiroshi Moriyama (diretor de animação de Lupin III: The Woman Called Fujiko Mine, e designer de Kabaneri of the Iron Fortress e Attack on Titan), o guião é da autoria de Katsuhiko Manabe (Shin Kyūseishu Densetsu Hokuto no Ken: Raoh-den Gekitō no Shō, Shin Kyūseishu Densetsu Hokuto no Ken: Raoh-den Junai no Shō) e Kensaku Kojima (Shinya Shokudō).
Sinopse de Megalobox 2: Nomad
No final, Joe “Gearless” foi quem reinou como o campeão da Megalonia, um torneio Megalobox inédito. Os fãs de todos os lugares ficaram hipnotizados pela ascensão meteórica de Joe, que saltou do anel subterrâneo mais profundo para o topo em apenas três meses e sem o uso de equipamento. Sete anos depois, “Gearless” Joe estava mais uma vez a lutar em lutas underground. Adornado com cicatrizes e mais uma vez vestindo o seu equipamento, mas agora conhecido apenas como Nomad.
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