Ryū Nakayama, o diretor da adaptação para série anime do mangá Chainsaw Man de Tatsuki Fujimoto, revelou no seu blog que o estúdio MAPPA está recrutando ativamente novos animadores para a equipe de Chainsaw Man e par os treiná-los.
Embora isto não seja nada fora do comum para a indústria de anime (especialmente para um prolífico estúdio de anime como o MAPPA), o post revela que são posições contratadas no estúdio – com espaço para se tornarem funcionários a tempo integral – com plenos benefícios, incluindo um salário mensal e férias!
Nakayama explicou que, embora ele seja um freelancer a trabalhar com o MAPPA, ele está a trabalhar com os produtores para treinar novos animadores e assim cultivar novos talentos para trabalhar na sua equipe por um longo tempo.
Nakayama deseja que os novos membros da equipe sejam capazes de produzir layouts e animações como o trailer de Chainsaw Man ao fim de dois anos de treino.
O salário inicial é de 230.543 ienes (2.102 dólares) por mês, com aumentos uma vez por ano em julho com base no desempenho e um bónus em março, dependendo de como os negócios estão a correr. Folga dois dias por semana (geralmente significa fim de semana), bem como todos os feriados. Licença parental e licença de condolências também são oferecidas. Toda a previdência social nacional, pensão e seguro são oferecidos juntamente com um subsídio de deslocamento (até 30.000 ienes [273 dólares]) e abono de família, que normalmente é de 10.000 ienes (91 dólares) para um cônjuge que não trabalha e 4.000 ienes (36 dólares) por criança. Os subsídios geralmente somam-se ao pagamento mensal.
Uma oportunidade como esta é quase inédita na indústria anime, especialmente para estagiários, com a maioria dos estúdios usando apenas freelancers para animação chave ou contratos de curtíssimo prazo. Apenas alguns estúdios, como Kyoto Animation, Toei Animation e Studio Ghibli, são conhecidos por terem uma equipa de animação assalariada.
Para comparar, para novas contratações (não estagiários!), a Toei Animation oferece um salário base mensal de 233.900 ienes (2.131 dólares), com a Kyoto Animation a oferecer uma base de 172.000 ienes (1.567 dólares) por mês que aumenta para 202.000 ienes (1.841 dólares) para funcionários a tempo integral, e o Studio Ghibli oferece 200.000 ienes (1.823 dólares). Deve-se notar que Kyoto Animation está em Uji perto de Kyoto, que tem um custo de vida muito mais baixo do que Tóquio, onde os outros estúdios estão localizados.
Comments