top of page

MAPPA: Artistas reclamam das condições de trabalho no estúdio

Em 28 de junho, o usuário do Twitter @daifukuFD, que em seu perfil se descreve como um animador japonês com cinco anos de experiência que participou de diferentes produções, escreveu uma postagem que se tornou viral em fóruns japoneses ao apontar para os estúdios MAPPA como empresa que oferece "salários péssimos", escrevendo:


“Quando aceitei um emprego para participar da produção de um filme de animação para um estúdio que lançou um vídeo promocional muito popular recentemente, fiquei chocado quando soube que a taxa unitária (valor por quadro) era de 250 ienes (cerca de dois dólares). Um salário completamente péssimo para uma produção cinematográfica, que exige um maior cuidado no processo de confecção de cada uma das pinturas. Eu realmente me senti estressado sendo dominado por sentimentos de desespero e raiva. "


A postagem, que obviamente se refere aos estúdios do MAPPA, também atraiu a opinião de outros animadores. O usuário @ koni_ko222, um artista popular de nome Kyoko Kotani com mais de 10.000 seguidores no Twitter, escreveu em resposta: “Essa empresa não considera o vídeo e o acabamento. Afinal, é normal para eles que animações e inspeções não sejam creditadas (ou sequer sejam mencionadas).


Daifuku-san respondeu: “Eu me pergunto se o que acontece é que eles pagam muito dinheiro aos artistas originais e isso acaba reduzindo o orçamento da equipe de animação e da equipe de revisão e acabamento. Claro que o pessoal da animação e revisão tem direito ao crédito, e essa empresa deveria respeitar mais o trabalho deles. ”


Kotani respondeu: “Na verdade, acho que apenas artistas originais são bem pagos por seu trabalho. Parece ser o mesmo em todos os outros estúdios. Não posso perdoar as empresas que não estão interessadas em fazer o trabalho de animação e revisão adequadamente. Eles deveriam, pelo menos, pagar salários justos ou aumentar o pagamento unitário, se não fossem dar credenciamentos! "



Fonte: kudasai

コメント


bottom of page