Fãs de anime já doaram mais de 100 mil dólares a um projeto no Kickstarter que promete criar uma plataforma de streaming anime que reúne num único local um número incrível de séries anime, mas alguns estão a achar que é bom demais para ser verdade e que na realidade o projeto tal como foi idealizado não terá viabilidade.
O projeto chama-se Anime Tube e na realidade é já a sua segunda tentativa de levar para a frente este projeto, sendo que inicialmente lançaram este mesmo projeto no Kickstarter com o objetivo de angariar 250 mil dólares e falharam. O Anime Tube surge agora novamente no Kickstarter com o mesmo projeto e afirma que precisa agora apenas de 50 mil dólares para tornar a sua plataforma uma realidade.
As dúvidas são muitas, principalmente relacionadas com a aquisição de licenças de anime e até a identidade dos autores do projeto não é totalmente clara. As coisas pioraram hoje quando um grande financiador se retirou do projeto e ofereceu-se para pagar pessoalmente aos investidores qualquer dinheiro que eles não possam recuperar.
No início desta semana, o Anime Tube colocou no twitter uma como parte de uma colaboração com a respeitada Merryweather Comics. Como mostra a imagem abaixo, o objetivo era promover o novo aplicativo Anime Tube como uma alternativa aos downloads piratas, evitando, ao mesmo tempo, os alegados perigos de sites ilegais.
A equipa da Merryweather Comic também fez um anúncio do Anime Tube e colocou-o no YouTube, algo que ajudou o Anime Tube a atingir a sua meta de 50 mil dólares em menos de duas horas.
No momento em que este artigo foi escrito, o Anime Tube tinha mais de 108 mil dólares em doações, mas por razões que se estão a tornar muito dolorosas, o projeto parece agora estar sob considerável pressão negativa.
Embora o Anime Tube prometa dar anime aos fãs de graça, isso é apenas parte da oferta. Ao explorar o Kickstarter, parece que eles estão a trabalhar num um modelo com suporte de anúncios, sustentado por utilizadores que pagam uma assinatura. Embora essa possa ser uma proposição aceitável para muitos, o primeiro problema parece ser uma nítida falta de conteúdo.
Na verdade, o Anime Tube diz que não sabe que conteúdo terá disponível e, como tal, anuncia diferentes taxas de assinatura com base nos seus sucessos de licenciamento, nenhum dos quais está listado. Se conseguir 100 animes, cobrará 0,99 dólares por mês, por exemplo.
Esta falta de conteúdo parece ter passado ao lado da maioria dos apoiantes no Kickstarter, mas aqueles com mais experiência parecem ter reconhecido que apenas 50.000 dólares não chegariam nem de perto para financiar as licenças de um punhado de animes.
Outra bandeira vermelha foi que o Anime Tube disse que não podia nem sequer dizer quais regiões apoiaria devido a problemas de licenciamento, o que significa que os apoiantes poderiam ficar impossibilitados de usar o aplicativo dependendo do país onde vivem.
Infelizmente, o Anime Tube decidiu que qualquer pessoa que duvidasse do projeto nas redes sociais, onde eles têm o controle necessário, não teria direito a pronunciar-se. Por razões aparentemente contraproducentes, os dissidentes viram-se bloqueados, com o Anime Tube a oferecer a seguinte explicação:
Por que você me bloqueou nas redes sociais? Porque não temos tempo para negatividade e trolls. Estamos aqui para fazer o melhor aplicativo de anime do planeta, trolls e pessoas negativas estão apenas a tentar ficar no caminho. Se você acredita no que estamos a tentar fazer, então apoie a nossa campanha, caso contrário encontre alguém que queira ouvi-lo!
Durante as últimas horas, o anúncio feito pela Merryweather Comics para promover o projeto foi repentinamente privado no YouTube. As razões para isso são deixadas claras na conta da Merryweather no Twitter, onde é revelado que o artista e seus amigos retiraram o seu apoio ao projeto.
Foi a nossa primeira oferta para fazer um post patrocinado, e o dinheiro era honestamente muito bom. A nossa equipa e eu analisamos isso e descobrimos, embora pensássemos que era um projeto muito ambicioso, esperávamos que investidores externos cobrissem os custos, não apenas o dinheiro do Kickstarter. Se você doou dinheiro, poderá retirá-lo antes do término do período de financiamento. Se você doou uma quantia substancial e não pode retirá-la, envie uma mensagem abaixo deste tweet e eu irei recompensá-lo pessoalmente. No futuro, teremos a certeza de pesquisar adequadamente os projetos que apoiamos. Nunca fizemos posts patrocinados como este no passado, era muito novo para nós, e acho que deveríamos ter olhado mais além de apenas assumir que é um projeto ambicioso conduzido por algumas pessoas amigáveis. Desculpem pessoal.
Embora agora não haja nenhum vestígio do texto no Kickstarter, o Anime Tube publicou anteriormente uma lista de títulos que faziam parte das suas discussões de licenciamento. Isso foi novidade para pelo menos uma empresa que foi ao Twitter perguntar por que eles não sabiam nada sobre essas negociações, nem por que o conteúdo de muitos outros produtores importantes também foi listado.
De acordo com tweets subsequentes, o Anime Tube respondeu, mas depois excluiu o seu tweet. Uma captura de tela mostra que o limite para estar em “discussões” pode ser bastante baixo.
Olá Shawn, nós contactamos-te no Linkedin para falar diretamente contigo.
O que significa que para o Anime Tube tentar mandar uma mensagem a uma companhia é já negociar uma licença anime.
Para onde o projeto irá a partir daqui não está claro. No entanto, o que os problemas acima parecem mostrar é que ter um aplicativo é apenas parte do problema – sem conteúdo e licenciamento, fornecer um serviço legal é completamente impossível.
Fonte: OtakuPT
Comments